SICAF – O que é?

SICAF - O que é

O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) é um módulo do SIASG cuja finalidade é cadastrar e habilitar parcialmente os interessados, pessoas físicas ou jurídicas, em participar de licitações realizadas por órgãos/entidades da Administração Pública Federal, bem como, acompanhar o desempenho dos fornecedores cadastrados e ampliar as opções de compra do Governo Federal. Desde a edição da Instrução Normativa nº 05, de 21 de julho de 1995, só poderá firmar contrato com o Serviço Público Federal (serviços ou materiais) os fornecedores devidamente cadastrados, com exceção da aquisição por compras diretas.

É uma importante ferramenta para os processos licitatórios pois garante benefícios e vantagens a todos os interessados (governo e fornecedor) tais como: cadastramento único na Administração Pública Federal;  desburocratização do processo de cadastramento e habilitação parcial; divulgação, em nível nacional e maior velocidade na atualização de seus dados cadastrais e de habilitação parcial; seleção do fornecedor com base na linha de fornecimento de material/serviço; redução dos custos de manutenção do cadastro de sua empresa junto aos órgãos/entidades do Governo Federal; maior transparência e oportunidade de participação em processos licitatórios.

Todo órgão Federal é cadastrador de fornecedores no SICAF. Para sua comodidade você pode procurar a Unidade Cadastradora (UASG) mais próxima de sua casa ou empresa.

Lembramos que há possibilidade de portabilidade do seu cadastro para qualquer órgão Federal, ou seja, sua unidade cadastradora poderá ser alterada a qualquer tempo se assim desejado.

  • Clique nas imagens a seguir para acessar os conteúdos mencionados:
Link - Unidade Cadastradoras Link - Portabilidade Link - Compras Governamentais

 

Atenção - Gratuidade e Exclusividade